Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Elias e Eliseu: Uma relação pela Fé

A Bíblia, o Livro de Deus para a humanidade, nos mostra muitas amizades que vão além do limite da compreensão. Temos Davi e Jônatas que estabeleceram um elo de amizade incrível. Jesus com os seus apóstolos que os amou em certo ponto que a mente humana jamais compreenderá. Mas, a mais marcante e que nos ensina muitas coisas é a amizade entre Elias, o tisbita, e Elizeu. Elias, um dos maiores profetas diante de Israel, aparece na história para profetizar ao Reino do Norte no tempo de Acabe e trava uma difícil batalha contra ele, Jezabel, esposa do rei e contra os 450 profetas de Baal e Asera. Chegou a fugir várias vezes, mas esteve sempre diante do Deus de Israel. Numa das conversas entre os dois no monte Horebe, registrada em I RS 19, Deus manda ele ungir Eliseu como profeta em seu lugar. Ao sair dali, ele encontrou seu substituto, na duodécima,ou décima-segunda, junta de bois, a última para o trabalho no campo. Assim sendo, ele nos mostra um dos principais ensinos de Jesus, que "os últimos serão os primeiros"(MT 20:16). Nós não conseguiremos nada se não trabalharmos antes. O profeta também lançou a sua capa sobre ele, demonstrando que ele era o escolhido para andar com o profeta. No final da sua estadia terrena, Elias disse três vezes a Eliseu: "Fica-te aqui", mas o seu substituto disse não. Isso demonstra que nós temos que andar com aqueles que são nosso superiores em Espírito, ou seja, devemos tomar cuidado com nossa amizade. E isso foi recompensador. Elias ofereceu a Eliseu qualquer coisa e Eliseu respondeu: "Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim". E o profeta disse: "Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se fará; porém se não, não se fará". (II RS 2:9-10). Isso demonstra que nós temos que tomar cuidado com o que pedimos. Se um homem de Deus renomado fizesse a mesma pergunta a você o que você responderia? E só conseguiremos se testemunharmos. Aleluia!!! Após Elias ser elevado ao céu num carro de fogo, Eliseu "continuou" o ministério de seu antecessor, só que com um detalhe a mais: o dobro de poder. Ele estava capacitado a fazer tudo e boa parte dos milagres que Elias fez ele fez em dobro. Tanto que seu último milagre foi depois de morto, quando um soldado caiu em sua cova e foi ressuscitado (II RS 13:21). Que virtude!!! Elias teve 7 mil alunos e apenas Eliseu fez tudo isso. Se quisermos ser como Eliseu devemos ab-rogar de tudo e servir apenas ao Senhor, ser servo, pois ele era "o que deitava água sobre a mão de Elias" (II RS 3:11), ter ousadia para pedir e fé em acreditar que receberemos a virtude do Espírito Santo e andar piedosamente diante de Deus (II RS 4:10). Nós podemos ser o único a se destacar no meio de uma multidão basta ser chamado e querer. Não é fácil, mas é Deus que nos capacitará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário